terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Despedida Dolores O'Riordan

A programação para o funeral da cantora Dolores O'Riordan aconteceu da forma prevista nas notas informadas pela mídia. O caixão com o corpo da cantora chegou em Limerick na sexta-feira 21/01/2018, foi conduzido para dentro da igreja pelos irmãos da Dolores e foi recebido por milhares de fãs que aguardavam do lado de fora da Igreja St Joseph em Limerick, onde permaneceu a tarde para visitação aberta ao público.

As pessoas aguardam na fila para poder dar adeus a Dolores O'Riordan


Na saída da igreja, após o funeral público, o que mais comoveu os fãs foi a  imagem que mostrava os membros da banda The Cranberries conduzindo o caixão para o carro fúnebre, que seguia rumo a uma casa funerária onde corpo ficaria até o dia seguinte, aguardando a hora de partir para a cerimônia com a família. 

Os integrantes da banda The Cranberries e Olé Korestky levam o caixão.



Na segunda-feira à noite (22/01) houve uma grande movimentação dos fãs e moradores nos arredores de Limerick, onde mesmo não podendo mais ver o corpo da cantora muitos se reuniram e cantaram seus grandes sucessos em memória dela. Essa manifestação comoveu os presentes, assim como nas redes sociais. 


As pessoas fizeram vigília em Limerick.
Durante a vigília os fãs cantavam seus maiores sucessos.


A nota abaixo foi traduzida do texto do Jornal Limerick Leader, publicado em 23/01/2018. 

Chegada a terça feira 23/01, os amigos e familiares íntimos de Dolores O'Riordan participaram de uma cerimônia simples e sem adornos.  Foi como a família pediu: uma cerimônia simples e sem adornos com amigos íntimos e vizinhos onde eles puderam se despedir da estrela de rock de Limerick, Dolores O'Riordan. E não foi a presença de rostos conhecidos do mundo da música ou a presença de grandes equipes fotógrafos e repórteres. Foi a música: os violinos suaves da Orquestra da Câmara Irlandesa, quando cada pessoa, em luto, chegou para preencher os assentos na pequena igreja de Ballybricken, onde Dolores frequentava; o som requintado e emotivo de duas sobrinhas, Katie e Noelle, cantando tristemente A Capella. Porém, anteriormente tocou Ave Maria, gravada por Dolores com Luciano Pavarotti, ecoando da igreja na fraca luz do sol de Inverno.E cada vez mais as pessoas se questionaram: como essa grande voz e talento se perderam para sempre?


Os presentes trazidos para o altar de flores como símbolos da breve vida de Dolores marcaram a sensação de perda - uma guitarra, um disco de platina, um livro de poesia. Um sobrinho trouxe uma herança familiar, a foto de Our Lady of Dolours*, de quem Dolores herdou o nome e que foi passado para outras gerações. Essa sensação de perda foi ainda mais forte porque ela estava sendo enterrada no aniversário de seu querido irmão Gerard. “Nenhuma palavra é adequada para descrever Dolores ou para indicar com precisão a influência para o bem que ela foi ao longo dos anos”, disse ele. Ele falou de seu imenso "talento dado por Deus" e como ela compartilhou com os outros, sua mente inquisitiva e seu grande amor pela região onde viveu, Ballybricken. "Este é um dia difícil não apenas para Ballybricken, mas para o mundo". Mas ele também falou da fé forte e permanente de Dolores em Deus, e disse que aqueles que creem “sabem bem que não perdemos aquela cantora tão talentosa”. Ela está agora cantando no coro celestial, declarou McNamara. 


O caixão sendo levado pelos irmão da cantora e seu ex marido Don Burton.


Mãe de Dolores O'Riordan com seus netos, filhos da cantora Dolores.


Durante a missa, o evangelho falou de amor e compaixão pelos outros e, em sua homilia, o cânone e amigo da família Liam McNamara falou do "coração amável, bom e generoso de Dolores".
"Mas, sendo humanos, devemos sentir falta de sua suave agitação, de seu sorriso amoroso".
A congregação bateu palmas quando o caixão esculpido de Dolores foi carregado pelo corredor, passando pelo pequeno santuário em sua honra num canto onde quatro gaitistas de fole, dentre eles dois sobrinhos, tocaram “Hard Times”. 


Livreto distribuído durante a missa de despedida.

À medida que o cortejo funeral se dirigia ao enterro privado em Caherelly, a voz de Dolores foi ouvida novamente, numa última “Ave Maria” que se espalhava pelo campo de Ballybricken. 

(*Our Lady of Dolour: O que significa, em português, Nossa Senhora das Dores ou Dolores", mas não devemos traduzir nomes próprios, é somente para facilitar o entendimento).

Fontes:
Jornal Limerick Leader: https//www.limerickleader.ie/.../watc-dolores-o-riordan-s-c...
Globo.com: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/dolores-oriordan-corpo-da-cantora-do-cranberries-e-enterrado-na-irlanda.ghtml
I Love Limerick: https://www.ilovelimerick.ie/dolores-o-riordan-vigil/




  

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Nota de Falecimento: Dolores O'Riordan

Com muita tristeza informamos o falecimento de nossa querida Dolores O'Riordan, aos 46 anos. O corpo da vocalista foi encontrado no quarto onde ela estava hospedada às 9h05 (7h05 horário de Brasília), no Hotel Park Lane - em Londres, onde ela faria uma gravação com a banda Bad Wolves.

Ainda não há informações sobre a causa morte e o representante da banda pediu, nesse momento difícil, privacidade à família, o que será prontamente atendido. Na página oficial da banda no Facebook foi divulgada a seguinte nota por Noel, Mike e Fergal: "Estamos devastados com a morte de nossa amiga Dolores. Ela era um talento extraordinário e nos sentimos muito privilegiados por termos sido parte de sua vida a partir de 1989, quando começamos os Cranberries. O mundo perdeu uma verdadeira artista hoje".

Nós, da equipe The Cranberries Brasil, lamentamos a perda de Dolores O'riordan artista, nosso ídolo, mas também a mãe, amiga, filha e tudo o que ela representou em vida a todos que tiveram a honra de conviver com ela não somente em presença, mas através de sua obra. Descanse em paz!





                                                     Dolores O'riordan  * 06/09/1971
                                                                                    + 15/01/2018