quinta-feira, 3 de outubro de 2019

NO NEED TO ARGUE - 25 Anos.

Lançado em 03 de Outubro de 1994, o segundo álbum da banda The Cranberries conta com 13 faixas inéditas e 4 B-sides. A banda vinha de uma grande ascensão principalmente nos EUA, que os levara então a uma aceitação mais notória na Europa. No Need to Argue chegou em um período bastante movimentado para a banda, a vocalista casa-se nesse mesmo ano e também sofre um acidente nos Alpes Suíços que a leva tirar umas férias forçadas para recuperação. Ainda com tudo isso acontecendo, lançam o álbum com 4 singles com videoclipe e saem em turnê.



No Need To Argue foi produzido por Stephen Street que captou a essência da banda e apurou isso em perfeitas produções, fazendo dele o quinto elemento da banda. A relação dele com a banda já era consolidada desde o início da carreira, pois Stephen produzirá o primeiro álbum e fez parte da ascensão nos EUA. O selo do álbum foi pela Island Records. 



O álbum teve uma grande repercussão  para os fãs e para a mídia na época, pois o Cranberries aparece em cena diferente visualmente, em performance ao vivo e também em estúdio. Dolores aparece loira com cabelos curtos, em  algumas aparições com cabelos longos, usando peruca, tal mudança no visual como já dito pela própria vocalista, remete seu estado de espírito e emocional. A banda resolve manter o sofá como capa do cd, só que desta vez com uma nova roupagem, mais claro, mais limpo, dando a entender que a banda queria sim aparecer, se impor, mostrar-se! E de fato isso aconteceu.


A Faixa Zombie (como foi matéria em outro post), foi a que causou mais impacto na época, pois sonoramente falando era um rock com guitarras distorcidas e batidas expressivas com marcações no baixo bem acentuada, foi bem elaborada, foi apresentada ao publico ainda  no final da primeira turnê  da banda. A letra remete ao conflito de guerra que existe entre a Reino Unido e a Irlanda no Norte, e mais especificamente o fato da morte de duas crianças inglesas que foram vitimas de um atentado terrorista em Warrington em 1992 com um estouro de uma bomba deixada na lixeira em uma avenida movimentada que vitimou as crianças. Dolores sentindo-se tocada com o fato e escreveu Zombie logo após as noticias deste tipo que infelizmente eram comuns na época.



Boatos dizem que na época a banda recebeu uma proposta para não lançarem zombie, para não causar tensão sobre o fato, segundo a informação, foi oferecido pra banda cerca de 1 milhão de Libras para não lançarem o single. Obviamente a banda não aceitou tal proposta, e ao lançar o álbum alcançou o primeiro lugar nos países como  Austria, Austrália, Alemanha, Nova Zelândia, Suécia e Bélgica. Nos Estados Unidos,Canadá e Russia conquistaram por várias vezes disco de platina.




Os outros singles do álbum foram: Ode To My Family, Ridiculous Thoughts e I Can't Be With You.

Além dos singles, outras faixas ganharam destaques como: Daffodil Lament, Dreaming My Dreams e Empty, mostram a versatilidade da banda.



A banda a todo vapor saiu em em turnê que durariam 2 anos (1994 e 1995), e grande parte desta turnê concentrou-se nos EUA e Europa.



No Need to Argue foi um álbum dos Cranberries que mostrou que não seriam apenas uma banda de hits suaves como Dreams e Linger. Este álbum reforça o amadurecimento dos jovens irlandeses que se mostram com posicionamento politico como nunca havia feito. Dolores continuava sendo mais autobiográfica em suas letras como sempre o fez.


Fotos cedidas do arquivo pessoal do fã César Serrazes.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/No_Need_to_Argue

https://www.songfacts.com/facts/the-cranberries/zombie