quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

YES. IT´S ALL OVER NOW ! Dolores, você conseguiu.



Esse texto é para todos os meus amigos fãs leais.
César Serrazes

Sim, está tudo começando a acabar agora. Minha primeira reação à faixa "All Over Now" dos Cranberries foi negativa - eu queria negar que a música era boa (apesar de simples) e pensava: repetitiva... não dá para pegar se é pesada ou suave... e então ouvi algumas 10 ou quinze vezes e fui trabalhar.
Hoje parei parar ouvir, finalmente, e não por obrigação. Eu tinha gostado, na verdade, mas queria negar. E quando parei para ouvir, (com bons fones) fui realmente ouvindo: o baixo. O solo de guitarra que me lembrou Animal Instinct. A bateria - que durante o REFRÃO fica MUITO pesada, com uma força (mostrada na gravação claramente) parecendo dizer: eu, baterista, estou puto da vida enquanto ela canta All Over Now. Mas estou cheio de energia. Porque é isto o que o Cranberries trouxe para esse álbum: energia.
Aí ouvi, então, com cuidado a voz. "Dou you remember... / Remember that night / La la la / La la la". Parece uma valsa - dois passos para lá, dois passos para cá, bem simples. Para variar, as famosas "valsinhas" do Cranberries foram as melhores coisas que eles criaram: Put Me Down, Pretty, Joe, Waiting in Walthamstown, Carry On (e etc). A voz em All Over Now é doce, mas tem algo bem marcante - passa uma certa convicção da própria Dolores de que ela sabe que está entregando a melhor faixa do mundo, mesmo sendo tão simples. Como se nos fizesse pensar: mas o que é uma cantora tão especial e inteligente viu nessa melodia tão simplinha?
Finalmente, ouvindo todo o conjunto mais uma poucas 30 vezes, bateu a ficha...
criar a magia da simplicidade sempre foi, desde o Everybody Else, a marca e a perfeição do Cranberries. A banda nasceu da destreza da simplicidade. 1. Só três ou quatro acordes, ou seis, MAS MUITO bem elaborados. 2. Um compasso quatro por quatro, fácil para bateria e violões, MAS quebrado e jingado (a famosa junggle guittar do Noel, influenciada pelos Smiths e aqui em All Over Now claramente pelo Cure). 3. A voz da Dolores que pode cantar qualquer "hino do rock" ou qualquer "besteira" e soar icônica e triste, raviosa, feliz, distante, fazendo você sentir o que ela está sentindo.
Com tudo isso, o Cranberries foi endeusado como a melhor banda de todos os tempos durante MUITO tempo: de 1990, quando surgiram, na Irlanda, até se expandirem pelo mundo em 1994 e pararem em 1996. Mas 1996 e 1997, na verdade, ainda foram de êxito: o público em geral conhecia e gostava da banda, principalmente nos Estados Unidos. O problema do Cranberries era o distanciamento e a frieza da crítica: primeiro, foram enxotados do altar pela mídia de massa em 1996 por conta das letras políticas e pelo comportamento arrogante de Dolores, que comprou brigas com todos os jornais possíveis da época e não aguentava dar nem uma entrevista na época do To The Faithful Departed. Depois, foram sendo esquecidos.
Massacrada pelas composições (em especial pelas letras), Dolores nunca mais foi vista da mesma forma. Havia uma certa desconfiança de que algumas faixas do Cranberries, por sofrerem com a simplicidade excessiva, pudem ser descartadas: até para fãs, ouvir The Concept é algo que necessita uma certa paciência e inspiração. São faixas aparentemente mais fracas.
O que às vezes soava irônico: Dolores recebeu uma medalha por mérito pelas artes por uma grande Universidade de Filosofia na Irlanda. Será que as letras não são simples, mas sim profundas e diretas?
Então, em 2019, após trinta anos de existência - o primeiro, em 1989, sem Dolores na banda, e o último, em 2019, sem... Dolores na banda! Quer coisa mais icônica que isso? - o Cranberries lança In The End. O Cranberries diz que a razão da vida da vocalista nos últimos dois anos era esse disco, ESSAS letras, essas melodias. Que tinham que gravar e lançar. Bandinha profética da p****.
O título já começa simples: in the end. No final o quê, Cranberries? Que bobagem, todo mundo sabe que ela morreu. No começo achei o título tristonho demais e quase bobo mesmo.
VAMOS ESPERAR, PENSEI.
Então, agora aconteceu. All Over Now acaba de fazer o maior gol da carreira do Cranberries, a coroação:
Está em blogs, twitter, jornais televisivos, jornais digitais, reportagens de músicas, dezenas de vídeos no youtube (procure, se desacreditar, e fique pasmo): o que ela quis dizer com hotel em Londres? Como ela sabia que estava tudo acabado após a briga no hotel de Londres? A cantora do Cranberries teve uma premonição? Ou teria colaborado (fatalmente) para um evento que já havia até imaginado? Dolores misturou-se no tempo e no espaço com sua música - a repetição MASSACRANTE da frase "você se lembra?" (do you remember), não é preguiça artística, mas uma pegadinha: 'você se lembra' é uma pergunta para quem já viu o que aconteceu. A música foi escrita um ano antes do falecimento da Dolores, em 2017. Sim, nós nos lembramos, Dolores, porque vimos sua partida em um hotel em Londres. Mas como você poderia perguntar isso para os seus fãs (já que o disco é dedicado aos fãs) ao escrever a letra se não havia nada para lembrar em 2017? Você estava escrevendo essa música, o que pensou? O que havia acontecido já em um hotel em Londres? Ou iria, mesmo, acontecer, Dolores?
Isso, esse debate em torno da letra de tamanho alcance, dá a Dolores a vitória final sobre críticos de suas letras. Dolores está fazendo mídia e público discutirem seriamente a letra e ouvir a sua música nova (isso para uma banda com 30 anos de carreira). Então (pega a vibe "False"), os jornais e críticos estão de novo louvando Dolores e as suas letras não são mais estúpidas, agora se tornaram incríveis. E com aquele sorriso esperto da Dolores e uma piscadinha, quase consigo vê-la querendo dizer: I win - daquele jeito competitivo dela que todo os fãs conhecem um pouco quando se tratava dela defender a carreira e a banda.
Musicalmente, em All Over Now a guitarra do Noel passeia por todas as fases da banda: uma vibe do solos final de Animal Instinct no início, depois muda para uma guitarra Promises / Wake Up durante a letra. E no refrão se rende no melhor estilo Free To Decide / I Don´t Need.
O baixo do Mike está muito To The Faithful Departed, gravado todo "cru e pesado".
Da bateria não preciso falar. Mestre é mestre.
E aqui está uma "pegadinha": para quem disser: a voz dela mudou, ou está muito suave, fica a pergunta: ela te fez sentir forte em Zombie, apaixonado em Linger, melancólico em When You´re Gone e com raiva em Promises (maravilhosamente, aliás). Então, ela te dá toda a doçura para dar adeus em All Over Now, e é isso. Ela sabe o que faz, deixa a garota cantar. Uma doçura que já aparecia em The Glory.

Agora eu entendi: IN THE END.
No fim,
trinta anos depois, o Cranberries ainda é o assunto do momento. Brilhante e único no som que faz.

Nota:
All Over Now foi considerada uma das melhores faixas da banda das últimas décadas pelo jornal Independent (Dublin, Irlanda).
Recebeu 4.7 e 4.6 estrelas (de 5) respectivamente pelo crítico especializado Brinsley Schwarz (Amazon.uk) e pelo The Guardian. A primeira apresentação da música foi feita em espaço aberto, em Limerick, reunindo centenas de fãs de Dolores e dos Cranberries entre 8 e 76 anos. Sobre a sua sepultura estão flores, homenagens, cartas, poemas, fotos, coroas e três guitarras - "muito amável e respeitoso", segundo a mãe de Dolores, Eileen.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

15/1/2019 - Um ano sem Dolores - NOVIDADES

No dia em que se comemora um ano no falecimento da nossa eterna Dolores O'Riordan, tivemos muitas lembranças e novidades.

Os rapazes Noel, Mike e Fergal tiveram um duas entrevistas para BBC em Londres. Na primeira entrevista com Jeremy Vine, no programa "Jeremy Vine Show transmitido ao vivo pela BBC Radio2, a banda falou como foi entrar em estúdio sem a presença da vocalista. Na mesma ocasião da entrevista, o novo single foi finalmente apresentado ao público. 




A música se chama "All Over Now" e já está disponível nas principais plataformas digitais.




Na entrevista no dia 14/02 para o ITV é mostrado algumas imagens do clipe animação para este novo single.

Confira abaixo a entrevista:


Veja também um pequeno trecho do vídeo clipe:




Seguindo a agenda da promoção e divulgação do novo ábum "In The End", a banda foi para os estúdios da BBC, onde gravaram uma participação na matéra que relembram Dolores.




Vejam algumas matérias sobre o lançamento do novo single.

Veja essa materia no Live Canadá:


Na Irlanda a notícia além do novo single foi também  sobre o tributo organizado por fãs em Limerick


Além das novidades apresentadas, o mundo lembrou da ausência da Dolores, e vários tributos aconteceram nesta data. Em Limerick, terra natal da cantora houve um tributo chamado  "Piano for Dolores", com vários artistas locais. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de vários fãs de todas as idades.




Segue a letra do novo single "All Over Now".



Fonte:



segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Data de lançamento "In The End"

Segundo o site da Le Parisien a data de lançamento do novo e último álbum da banda The Cranberries será dia 26 de Abril. Não há detalhes oficias ainda sobre o lançamento.

O álbum foi gravado e editado em Londres e contou com a produção mais uma vez de Stephen Street, com que já trabalhou nos álbuns anteriores. A banda entrou em estúdio em 2018 sem a presença da vocalista que faleceu no dia 15 de Janeiro de 2018. Dolores já tinha gravado os vocais das faixas, que foram enviadas via e-mail dias antes de seu falecimento.
In The End, terá 11 faixas das quais já sabemos os nomes (divulgado em post anterior), a faixa "All Over Now" será divulgada no dia 15 de Janeiro de 2019, data que completa um ano que Dolores partiu.

Suposta arte da capa do álbum.


Na publicação mencionam que o álbum além de ser o ultimo da banda, trata-se também de uma celebração de 30 anos de existência.
Em nota para entrevista, Eileen (mãe da vocalista) se pronunciou com as seguintes palavras:


 "Sinto muito a falta dela, e hoje mais ainda, como toda a família dela. Dito isso, não vejo uma maneira melhor de celebrar a vida e o primeiro aniversário da morte de Dolores do que anunciar ao mundo o lançamento de seu último disco com a banda. Ela estava tão entusiasmada com o novo álbum e não via a hora que ele saísse. Tenho certeza de que ela está feliz agora e que este anúncio iria agradá-la. "

Fonte:

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

" Eu sei que ela não vai voltar" - Diz mãe de Dolores em entrevista.

Há poucos dias de completar um ano da morte da vocalista Dolores, a mãe concede entrevista para Limerick Reader e diz  que finalmente se dá conta que sua filha não vai mais voltar. " Nem parece ter passado um ano, é como se o funeral tivesse acabado agora."

Foi informado que duas missas serão realizadas para este momento. A primeira missa será neste domingo (13/01) na igreja de St Ailbe em Ballybricken as 11h, e a outra missa será no dia 20/01 (domingo) na igreja St Joseph na avenida O'Connell em Limerick às 11h30. Eileen explicou que ambas as missas serão abertas ao público .

Eileen ainda comenta que noite de natal foi comovente por conta da ausência de sua filha Dolores e que teve a presença de seu neto Taylor Burton, filho mais velho da cantora. Segundo a mãe da vocalista, o neto, Taylor, ainda se encontra bastante triste com a perda, disse também que ele gosta da Irlanda e voltará para Limerick em Abril.

Eileen com seu neto Taylor Burton
Nas missas serão entregues impressos com formato de marcador de livro, em homenagem a Dolores. Na mesma ocasião, ela contou que visitou recentemente o túmulo de sua filha e disse que havia muitas flores e cartas do mundo inteiro. 

Na última semana foi divulgado que Dolores receberá no dia 18/01 o título de honra especial póstumo que será proferido pela Univerdidade de Limerick, que será recebido pela família da cantora. Aos demais membros, Noel, Mike e Fergal, serão proferidos o títulos de Doutorados.


Para conferir toda a matéria na íntegra veja o link citado na fonte.
Fonte:

https://www.limerickleader.ie/news/home/357245/i-know-now-shes-not-coming-back-dolores-oriordans-mum-speaks-ahead-of-anniversary.html?fbclid=IwAR0vfc0TQTUzmCJ4NmmCNy5iBlDTJV1hvYZvj8nNv43a3dlrgl9HP08P9so#.XDd9zInxiM8.facebook

https://www.limerickleader.ie/news/home/356548/dolores-oriordan-to-receiveposthumous-honour-from-the-university-of-limerick.html

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

In The End - Faixas Confirmadas!!!

A equipe do Cranberries World acabou de verificar no site francês SACEM (Associação Profissional Francesa cobrando od direitos dos artistas e distribuindo os direitos dos compositores originais, compositores e editores de música), onde os títulos das músicas que foram revelados ontem 2/1 pela fã Itzik, estão todos listados, o que confirma que essa relação das músicas vão constar realmente no próximo álbum da banda. 

Confiram abaixo:








Um fato curioso, ao navegar na era To The Faithful Departed no site da SACEM, foi mostrado uma musica desconhecida chamada "Angel".


Fonte: http://cranberriesworld.com/2019/01/03/in-the-end-tracklist-confirmed/

Agradecemos ao site Cranberries World pela postagem.

Equipe The Cranberries Brasil

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Prováveis Faixas do Novo Álbum

Uma fã enviou uma mensagem para o site de fã Cranberries World, revelando o nome de possíveis 11 faixas registradas para o novo álbum dos The Cranberries.



Não se sabe a ordem da faixas.Tais informações não são oficiais, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Fonte: http://cranberriesworld.com/2019/01/02/in-the-end-tracklist-revealed/

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Atualização Site Oficial

Na ocasião do ano novo, o site oficial da banda The Cranberries foi atualizado com uma imagem que supostamente possa ser a arte do seu novo e último trabalho chamado "In The End".




Não se sabe ainda a data exata do lançamento do álbum, porém boatos indicam que a gravadora BMG lançará o CD na  primavera européia, tendo em vista que em meados de setembro/outubro estará previsto o lançamento da versão de aniversário de 25 anos do segundo álbum No Need To Argue.

Fonte:
http://cranberriesworld.com/2019/01/01/2019-in-the-end-year/
http://www.cranberries.com/