terça-feira, 3 de março de 2015

Canções que marcam épocas



"Viagem", divulgado através da Catraca Livre e conteúdo do "Road For Two" da Rede Catraca, fala da cidade irlandesa de Belfast, capital da Irlanda do Norte.
Na cidade ainda existe um muro que divide os bairros entre os católicos e os protestantes e todos os dias há o horário de abertura e fechamento.
Os conflitos começaram em 1969 entre o IRA( Irish Republican Army ) e o UFF ( Ulster Freedom Fighters ) ou o lado democrático. O ponto que queremos chegar é no ano de 1972 quando tropas militares britânicas foram chamadas para conter os ataques do IRA, 13 civis católicos desarmados foram mortos em uma manifestação em Londonderry , o dia ficou conhecido como Domingo Sangrento. 
"Bloody Sunday", daí a homenagem feita pela banda U2 , "Sunday Bloody Sunday" e "Zombie" da banda The Cranberries.
Mesmo com o acordo de paz assinado em 1998 entre o governo irlandês e o governo britânico e todos os partidos políticos da Irlanda do Norte os problemas continuam.
Para saber mais da história da Irlanda do Norte e/ou viagens para conhecer a cidade de Belfast, seguem os links dos quais foram extraídos o conteúdo para informações do blog.
https://catracalivre.com.br/geral/viagem-acessivel/indicacao/belfast-a-cidade-irlandesa-dividida-e-marcada-por-conflitos/?utm_source=soclminer&utm_medium=soclshare&utm_campaign=soclshare_facebook

http://viagem.estadao.com.br/blogs/viagem/2014/04/08/irlanda-do-norte-em-belfast-muro-ainda-separa-catolicos-e-protestantes/

http://mundofred.home.sapo.pt/paises/pt/reinounido_irlandan.htm


Vamos para algo mais leve e divertido, das trilhas sonoras colocadas em séries de TV. Estreou no VH1 uma  série chamada " Hindsight", de Emily Fox. A história é sobre uma moça que no dia do casamento ao entrar num elevador e desmaiar, quando acorda se encontra nos anos 90, ou especificamente em 1995. E em vez de estar no casamento real/atual ela se encontra na data do primeiro casamento. É a chance dela acertar o passado ou não, deixar como está. 
O episódio piloto é recheado de músicas e não poderia faltar a da banda The Cranberries. Sabem qual? 


A música aparece aproximadamente aos 31:44m.
Músicas, sempre eternas!
Se a série é boa, não sei mas parece divertida.
Até a próxima curiosidade.
https://www.youtube.com/watch?v=G6Kspj3OO0s&list=PLL_uggQBBVEI11GsUWTIwhBaQ3rcvbdtA&index=15

Mais informações da série:
http://www.imdb.com/title/tt3597470/


2 comentários:

  1. Acredito q as músicas vieram de forma mto especial para cada fã. Jamais esquecerei o qt detestava músicas (pelo menos a da época) e de repente me deparei com linger... Cranberries perfeição eterna.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir