quinta-feira, 6 de abril de 2017

“Salvation” completa 21 anos

[...] os jovens mais loucos a saírem da Irlanda desde os Kennedy’s [...]”.


No dia 06 de abril de 1996 chegava às rádios o primeiro single do álbum “To The Faithful Departed”, terceiro trabalho do The Cranberries. Hit instantâneo, “Salvation” marcou as primeiras audições por apresentar ao público um som mais pesado do que o dos trabalhos anteriores da banda.

Com uma letra sobre o uso de drogas, perda da inocência e a importância de se manter livre do abuso de substâncias, a canção alcançou o topo das paradas musicais em diversos países, com destaque para o primeiro lugar nos Estados Unidos durante quatro semanas seguidas, 5º na Itália, 7º na Nova Zelândia e 8º na Austrália e na Irlanda.

O clipe de “Salvation”, dirigido pelo francês Oliver Dahan, traz a representação das drogas através da figura de um palhaço que atrai os jovens para um mundo colorido e cheio de diversão - mas que também os leva à beira de um abismo. Eletrizante e cheio de efeitos, a produção atraiu a atenção da mídia, que também apontou tais qualidades nas apresentações ao vivo da música. Um exemplo foi durante o MTV Music Awards de 1996 (concorrendo na categoria de "Melhor Direção de Arte"), quando a banda foi apresentada pela atriz americana Janeane Garofalo como “[...] os jovens mais loucos a saírem da Irlanda desde os Kennedy’s [...]”. Confira abaixo:



Até hoje, “Salvation” é figura presente em praticamente todos os show da banda, empolgando multidões e sem perder o vigor do seu refrão: “Salvation, Salvation, Salvation is free!”. Relembre o clipe:


Nenhum comentário:

Postar um comentário