sexta-feira, 28 de abril de 2017

Manifestantes a favor e contra a saída do Reino Unido da União Europeia protestam durante performance da banda em Londres

Manifestantes empunharam bandeiras do Reino Unido e da União Europeia durante "Linger"

Hoje, 28 de abril, data de lançamento do novo álbum "Something Else", a banda The Cranberries se apresentou no programa "The One" da rede britânica BBC, na capital inglesa. Durante a performance do megahit "Linger", porém, um fato chamou a atenção. Logo que a banda foi anunciada e começou a tocar, manifestantes contra a saída do Reino Unido da União Europeia, chamada de Brexit, abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), começaram a se aglomerar nos fundos do palco, atrás da banda, empunhando bandeiras da União Europeia. Outros manifestantes, a favor do processo, também tomaram postos com a bandeira do Reino Unido e, de acordo com a imprensa local, um pequeno tumulto foi formado. 

Apresentação da banda no programa "The One" da BBC de Londres

Dolores canta sob pequeno protesto de manifestantes a favor e contra o Brexit

A pequena manifestação não chegou a atrapalhar a apresentação da banda, contudo, teve grande repercussão na mídia europeia devido à grande tensão vivida pelo continente, onde a população está dividida sobre os reais benefícios, para ambos os lados, da saída do Reino Unido do bloco europeu.

Manifestantes empunhando bandeiras do Reino Unido e União Europeia durante apresentação da banda

A Irlanda, terra natal do quarteto, se tornou independente do Reino Unido em 1916, após anos de uma batalha sangrenta contra a mãe Inglaterra. Nesse mesmo ano, a guerra entre os dois países culminou na Revolta da Páscoa, uma tentativa por parte de militantes republicanos irlandeses para ganhar a independência em relação ao Reino Unido e que deixou como saldo milhares de irlandeses mortos. Esse evento, por exemplo, é referido na letra de "Zombie", escrita por Dolores em 1994: "it's the same old theme since 1916" (é o mesmo velho assunto desde 1916) Hoje, o país é visto como um exemplo de superação e se mostra fortemente alinhado aos ideais econômicos e sociais da União Europeia.

Manifestantes empunhando bandeiras da União Europeia durante apresentação do quarteto de cordas junto da banda

Fato teve grande repercussão na imprensa europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário