quinta-feira, 4 de maio de 2017

" Falando sobre os 25 anos da banda The Cranberries com Dolores O'Riordan"

Entrevista publicada em 02 de maio de 2017
i-D  com Mattew Whitehouse 

talking twenty five years of the cranberries with dolores o'riordan
The Cranberries Dolores O'Riordan celebrates the release of new album Something Else, with a look back through her musical life.

" Falando sobre os 25 anos da banda The Cranberries com Dolores O'Riordan"
" The Cranberries Dolores O'Riordan celebra o lançamento do novo álbum Something Else, com uma retrospectiva através de sua vida musical"


Abaixo tradução livre da entrevista, texto integral segue o link :

A banda Irlandesa de rock The Cranberries formou-se de adolescentes desconhecidos na pequena cidade de Limerick para uma das bem mais sucedidas bandas dos anos 90. Com hit singles Dreams, Zombie e Linger -- a primeira música escrita pelo grupo -- eles rapidamente ganharam o mercado musical fora da Irlanda e dominando as paradas musicais. Venderam mais de 40 milhões de álbuns antes da virada do século e continuam a esgotar shows pelo mundo afora(não mais do que em Peru quando cantaram para mais de 40 milhões de pessoas na última tour). Vinte e cinco anos desde a formação do grupo eles voltaram para um novo album com interpretações orquestradas das músicas mais famosas .

Mattew Whitehouse conversa com Dolores O'Riordan sobre músicas que mudaram a vida dela.  

A primeira música que ela lembra ter ouvido..." Eu acho que foi, provavelmente, uma música do Elvis Presley. Minha mãe era aficionada pelo Elvis. Ela costumava tocar incessantemente Love Me Tender e esses tipos de músicas."

O primeiro disco que ela comprou... "Na realidade foi um cassete pois eu tinha um tocador de fitas! Foi uma dos Smiths. Não estou certa qual mas eu realmente gostei. Quando eu tinha 16/17 curtia muito Morrissey e The Cure."



A primeira canção que escreveu... " Foi uma canção chamada Calling , foi no piano, eu lembro que era algo como um amor juvenil."

A primeira canção escrita com The Cranberries... " Foi Linger. Eu lembro que ficava um bom tempo em meu quarto como uma adolescente trabalhando nela. Cada minuto que eu tinha eu estava lá compondo. Naquele tempo eu não tinha inibição então era fácil escrever. Quando ficamos mais velhos tornamos nos mais auto-conscientes sobre aquilo que falamos pelo fato de que vamos ser analisado. Linger está totalmente desprovida dessa auto-consciência. Estava apenas cantando com a banda numa sala de ensaio. Nunca pensei que alguém fosse ouvir a música."

A música que mais orgulha... " Eu aho que Linger é uma delas. Ela é atemporal, não sai da moda, mesmo quando foi lançada ficou diferente daquela que foi tocada no tempo da MTV. E também, acho Dreams uma música pop agradável. Tem uma qualidade pop adorável."

Uma música que deixa feliz... " Há muitas músicas adoráveis na  realidade que eu gosto. Yellow Submarine dos Beatles logo vem à minha mente. Shiny Happy People do REM. Isto tem acontecido há poucos anos. Tenho escutado mais ao invés de tocar e escrever, porque eu sei que realmente afeta o humor. Algumas vezes é bom apenas colocar uma música em seu quarto e se deixar levar."

Música Irlandesa que mais gosta... " Há muitas músicas Irlandesas antigas e bonitas que eu gosto mas aprecio The Old Bog Road, é muito adorável. Algumas músicas do The Pogue também."

Qual música gostaria de ser lembrada... " Eu acho que Linger ou Zombie. Muitas pessoas amam Zombie. Semana passada um artista holandês fez um techno cover. Muitos fazem cover de Zombie. Eu acho porque tem um refrão cativante. É repetitivo e suponho enfurecedor também. Você sabe, você pode escrever canções alegres e tristes e então pode bem compor da mesma forma músicas de raiva. Você aflora certas emoções quando canta essa música.  Você tira o melhor disto."


 Lançamento do álbum Something Else
Credits
Text Matthew Whitehouse

nota do blog: neste album estão inclusas três novas músicas: Why, The Glory e Rupture.

Nenhum comentário:

Postar um comentário