quinta-feira, 4 de maio de 2017

“Are You Listening?” completa 10 anos

Primeiro álbum solo de Dolores O’Riordan afastou-se da sonoridade do The Cranberries e focou em temas mais obscuros.


Em 4 de maio de 2007 chegava às lojas o esperado álbum solo de Dolores O’Riordan, vocalista do The Cranberries. À época em um período de hiato com a banda, a cantora trouxe em seu “Are You Listening?” uma sonoridade mais agressiva, em uma mescla de metal e pop rock que, à princípio, causou estranheza em alguns fãs, mas logo entrou para as lista de boas lembranças.

Lançado pelo selo “Sanctuary Records”, o CD chegou ao marco de 350 mil cópias um ano depois do lançamento e, hoje, estima-se algo em torno de 400 mil cópias vendidas ao redor do mundo. Devido ao sucesso das vendagens, no início de 2008 Dolores recebeu o "European Breaking Borders Award", prêmio concedido pelas gravadoras da União Européia com o intuito de incentivar a produção cultural do continente. O troféu é entregue a dez músicos em ascensão cujo primeiro trabalho tenha tido boas vendas fora do seu país de origem.

Durante o ano de 2007, Dolores saiu em uma grandiosa turnê ao redor do mundo passando principalmente por países onde (até então) nunca havia estado com o The Cranberries. Utilizando o slogan "A Voz do The Cranberries", a cantora atraiu milhares de pessoas em shows intimistas e em locais de menor capacidade (diferente dos estádios e arenas onde a banda costumava tocar), totalizando mais de 80 datas. Dolores chamou a atenção do público e da crítica por reviver os antigos sucessos do The Cranberries misturados às músicas do seu álbum solo. Com a maioria dos concertos esgotados o destaque ficou por conta do show em Santiago, Chile, onde o espetáculo foi tão esperado que esgotou os ingressos e deixou centenas de pessoas do lado de fora do Teatro Caupolicán.

Além do sucesso dos shows, outro marco da era “Are You Listening?” foi o visual e a disponibilidade da artista. Com cabelos compridos e ótima forma física, a cantora encantou as plateias ao demonstrar um vigor extraordinário pulando e correndo no palco, além de mostrar mais contato com os fãs.


DESTAQUES DO CD

O primeiro single, “Ordinary Day”, foi lançado em fevereiro de 2007 e retrata as angústias e prazeres da maternidade. Em entrevista à revista “Hot Press”, ela comentou: “Ordinary Day’ foi inspirada no nascimento da minha terceira filha [Dakota], mas pode ser atribuída à todas as garotas. De fato, é sobre o crescimento, os desafios e a imprevisibilidade da vida. Há tantas coisas que as crianças não sabem e eu não posso falar para elas; elas tem que descobrir por si mesmas. Então, às vezes você olha para os seus filhos e tem flashes de si mesmo quando era pequeno e tem de lidar com o longo processo emocional que envolve o crescimento deles.”.


O segundo single, “When We Were Young”, lançado em julho de 2007, segue a mesma inspiração materna: "É como quando você tem filhos pequenos; você percebe que eles estão em constante transformação e, se você não cuidar, nunca é capaz de se aproximar deles. De repente estão com dez, depois doze anos e depois adolescência ... E aí vem a angústia ... E, quando você vê, estão à beira da vida adulta. De certa forma, quando você é pequeno, você não tem estresse, porque tudo que você tem a fazer é preocupar-se com o que vestir. Mas agora, adulta, olho para trás e consigo dizer: "Obrigado mãe, obrigado por fazer tudo por mim!" e só o que posso fazer é esperar que meus próprios filhos cheguem ao ponto de me amarem e apreciarem desse mesmo jeito.", explicou.


Outro destaque do álbum foi a canção “Black Widow”. Com acordes distintos e uma letra obscura, a música fala sobre a luta da sogra de Dolores contra o câncer. “Logo depois que o The Cranberries deu um tempo, soube que a minha sogra estava com câncer. Isso me deixou devastada. Lembro de ter começado a escrever ‘Black Widow’ em um dia muito triste, em meados de outubro. Sabe, quando você está com 20 anos acha que viverá para sempre, mas à medida que envelhece percebe que há tanta doença no mundo... É algo muito, muito perturbador.”, disse m entrevista ao site “SoundSpike”, em 2007.


Além dessas três canções, cabe destacar ainda a melancólica “Letting Go”, canção sobre a aceitação das adversidades da vida e que ganhou uma nova versão em 2013 devido ao luto de Dolores pela perda do pai, em 2012. Essa nova versão foi cantada apenas no Concerto Natalino promovido pela “Fondazione Don Bosco nel Mondo”, de Roma.


“Are You Listening?” saiu no Brasil pelo selo ‘Coqueiro Verde Records’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário