quinta-feira, 6 de abril de 2017

“Zombie” ultrapassa marca de meio bilhão de visualizações no YouTube


Lançado há 23 anos, o clipe da música “Zombie” ultrapassou no início deste mês de abril a barreira de 500 milhões de visualizações no canal oficial da banda no YouTube. Os números revelam que, diferente do pensamento de certos críticos, a música do The Cranberries continua relevante e ainda ressoa atualidades – sem contar o fato de conseguir atingir novos públicos.

gggggEscrita em 1993 por Dolores O’Riordan e produzida por Stephen Street, a canção traz em sua letra um protesto contra as ações do IRA (Exército Republicano Irlandês / Irish Republican Army, em inglês), grupo paramilitar que visava separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexar o território à República da Irlanda.

Um dos principais motivadores para a música/clipe foi a morte de dois garotos, Jonathan Ball e Tim Parry, durante um ataque à bomba do IRA na cidade de Warrington, Chesshire, Inglaterra, no dia 20 de março de 1993. Além de vitimar os jovens Tim e Jonathan (respectivamente com 12 e 03 anos de idade), o ataque ainda deixou 54 feridos.

O clipe de “Zombie” traz uma mescla entre cenas de crianças brincando de guerra enquanto soldados patrulham as ruas, a banda tocando em um galpão e - na parte mais lembrada por muitos - Dolores pintada de dourado e rodeada por querubins em frente a uma cruz. 



Filmado em Belfast, capital da Irlanda do Norte, e dirigido por Samuel Bayer, o clipe está na lista dos 250 mais vistos do YouTube. Outros clipes da banda também atingem números expressivos, como “Linger” com pouco mais de 111 milhões de visualizações, “Dreams” 72 milhões, “Ode To My Family” 50 milhões e “When You’re Gone” com 39 milhões.

Relembre abaixo o clássico clipe...


... e também uma das marcantes apresentações ao vivo de “Zombie” em 2000 no "Festival Des Vieilles Charrues" na França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário